José de Freitas está sendo contemplado com o Projeto Hortas Pedagógicas

O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Cidadania em parceria com a prefeitura de José de Freitas e Embrapa Hortaliças, a iniciativa consiste em unir nas instituições de ensino técnicas de produção de alimentos e práticas didáticas. A etapa piloto será implantada nas escolas municipais Tia Amélia e José Pacífico de Sousa. Segundo a secretária de Educação, Amparo Holanda. “É de suma importância para a educação ambiental, a educação de segurança alimentar e nutricional. Temos muito a ganhar com o projeto Hortas Pedagógicas”, avalia. O secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, reforça que a ação promove segurança alimentar e nutricional por meio de um conjunto de atividades que aplica a metodologia do ciclo completo - preparo, plantio e coleta. “Esses ensinamentos farão parte do aprendizado e da construção cultural das crianças do ensino fundamental, especialmente com relação a como lidar com a questão agrária. O projeto é importante porque traz esse conhecimento e essa cultura da alimentação em áreas de risco social”, pontua o secretário. Na metodologia proposta pelo projeto, as hortas funcionam como sala de aula aberta e interdisciplinar, nas quais disciplinas básicas e temas transversais podem ser abordados, de forma prática, em todas as etapas do ensino fundamental e médio.